RFF: Nosso estudo sobre as medidas da boca de brasileiros é notícia na AUN-USP
- drmiamoto
- Dec 15, 2013
- 1 min read
Olá leitor!
Neste post-relâmpago, gostaria de mostrar um pouco sobre o trabalho desenvolvido em minha tese de doutorado. A notícia da Agência Universitária de Notícias da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (AUN/ECA-USP) traz um resumo da tese.
Esta pesquisa foi desenvolvida para buscar auxiliar as reconstruções faciais forenses em regiões de difícil estimativa do tamanho somente a partir das informações do crânio seco. Um exemplo delas é a boca. Saber qual o tamanho médio da boca, em função de sexo e idade pode auxiliar uma reconstrução.
Nossa miscigenação traz características peculiares a nossa população. Nem sempre dados de pesquisas antropológicas feitas com amostras de outros países é aplicável, o que justifica realizar este estudo em brasileiros.
Após analisar um grupo de tomografias computadorizadas, conseguimos documentar as dimensões médias da boca.
E analisando as proporções destas medidas em relação a algumas medidas em tecido duro, pudemos concluir que para se estimar a largura da boca em brasileiros, pode-se atribuir 75% ou 80% de seu valor à distância intercanina, para homens e mulheres, respectivamente.
E a altura da zona vermelha da boca corresponde a aproximadamente 26% da largura da boca. A altura também pode ser estimada atribuindo-se 85% de seu valor à distância entre os pontos craniométricos philtrum medium e supradentale. Da mesma forma, também pode ser estimada atribuindo-se 55% de seu valor à distância entre os pontos supramentale e infradentale.
Em breve postarei links para baixar a tese na íntegra, bem como para os artigos resultantes desta pesquisa.
Um abraço! Miamoto
Comments