top of page

Como começar a trabalhar com 3D e software aberto (for dummies)

  • drmiamoto
  • Oct 7, 2013
  • 5 min read

Olá leitores!

Como devem ter percebido, sou um dentista, especializado em Odontologia Legal, e por incrível que pareça, estou tendo muitas satisfações e realizações profissionais trabalhando com tecnologia 3D e softwares abertos, áreas que parecem distantes da Odontologia à primeira vista... à primeira vista! Este blog recém-criado tem como objetivo compartilhar minhas experiências profissionais e mostrar que atualmente, tecnologia é algo ao alcance de todos, onde quer que esteja! Neste post de estreia, quero contar um pouco de minha história e incentiva-lo a dar o primeiro passo para começar a trabalhar com 3D em software aberto, ensinando-o a instalar os softwares básicos necessários! Obviamente, numa linguagem que leigos como eu consigam entender!

Desde que comecei a estudar a Reconstrução Facial Forense (RFF), como parte de uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Legal da Faculdade de Odontologia da Universidade de Sâo Paulo (FOUSP), pude aprender sobre a técnica manual com minha amiga e professora Dra. Silvia Virgínia Tedeschi-Oliveira (que me incentivou muito desde o começo), sob a orientação segura do Prof. Rodolfo Francisco Haltenhoff Melani, com a inestimável ajuda do parceiro de pós e amigo Dr. Thiago Leite Beaini. Com eles, tive meu primeiro contato com esta área fascinante! Ao me aprofundar no assunto, percebi que naturalmente, o próximo passo seria iniciar trabalhos com técnicas digitais.

As possibilidades eram muitas, como mostravam os artigos científicos que pude ler. Todavia, sempre havia um empecilho! Tudo de mais avançado era sempre feito com algum tipo de software ou aparato que necessitava ser comprado... E cá entre nós, apesar de estar na FOUSP, nem sempre é fácil conseguir verba para isso. E a burocracia envolvida com certeza é um fator de desmotivação para tentar entrar em contato com as tecnologias mostradas. Eu necessitava de algo mais próximo à minha realidade, de doutorando com poucos recursos para desenvolver uma área que ainda carece de profissionais especializados e aplicação no dia a dia dos serviços periciais.

Foi quando eu conheci os trabalhos do 3D designer Cícero Moraes. Tecnologias simples e eficientes, todas baseadas em software aberto, magistralmente aplicadas à RFF. Enquanto eu estava no meu doutorado sanduíche, concedido pela CAPES, comecei um contato com o Cícero, que se mostrou muito produtivo. Trocamos muito conhecimento, eu ensinando-o na área de Odontologia Legal, e ele me ensinando na área de Software Livre e 3D. Muitos de nossos trabalhos podem ser vistos no site dele. (In case you speak English, a lot of our work can be seen here). Além disso, o Cícero é integrante de um grupo de pesquisas arqueológicas italiano, o Arc-Team, que tem como missão principal desenvolver novos conhecimentos utilizando somente software livre (SL). Entre as parcerias do Cícero, também está o arqueólogo brasileiro especializado em Egiptologia, Dr. Moacir Elias Santos. Este terreno fértil está sendo fonte de muitas trocas de conhecimentos, com trabalhos interdisciplinares sendo desenvolvidos em RFF. E o melhor de tudo, sempre postamos e postaremos nossos progressos, demonstrando que com vontade de aprender e paciência, é possível a profissionais de qualquer área aplicar tecnologias a seu dia a dia, sem ter que gastar nada com isso.

Diante do exposto, desenvolvemos e refinamos um protocolo para RFF com SL. Nossa maior satisfação será poder treinar peritos das polícias científicas e outros órgãos afins, para que no contexto forense, o trabalho destes profissionais seja facilitado (atualmente, já iniciamos experiências com alguns colegas peritos!). E em última instância, vítimas não identificadas e suas famílias tenham pelo menos uma chance de serem reconhecidas e posteriormente identificadas. Com isto, o senso de desfecho poderá ser finalmente vivenciado pela família, que apesar da perda de um ente querido, poderá seguir adiante sob diversos aspectos: psicológico, ao vivenciar o luto e dignamente sepultar seu parente; legal e social, ao poder requerer pensão, seguro de vida, etc.

Quando se dá conta de como a RFF pode ser importante para as pessoas, se dá conta que quanto antes começarmos a alavancar sua aplicação prática, no cotidiano dos serviços periciais, melhor. Então, para comecar a trabalhar com RFF com softwares livres, é necessario instalar 4 softwares:

- usado para transformar fotografias em nuvens de ponto

- para converter as nuvens de ponto em malhas 3D

- para modelagem e reconstrucao propriamente dita

- para obter malhas 3D a partir de imagens DICOM

Primeiro, descubra qual e a versao de seu sistema operacional Windows ou Linux é 32 ou 64 bits. Para usuários de Mac, já respondo: todos os softwares rodam em Mac, exceto o PPT-GUI. Uma opção é particionar seu computador para que uma parte dele rode o Windows ou Linux, assim poderá extrair o máximo destas aplicações. Para usuários de Windows 8, embora ainda não haja versões dos softwares utilizados, tente instalar as versões para Windows 7 e teste a perfomance destes aplicativos por sua conta. Acreditamos que eles devam rodar sem problema, na maioria das vezes. Poderá haver alguma instabilidade, mas isto foge ao nosso controle. Acho que o potencial aprendizado supera estes riscos.

Após isso, instale cada software. Na lista acima, encontrará links para os sites onde poderá baixar os instaladores para cada sistema operacional. Para todos os softwares, a instalação é relativamente fácil e o assistente de instalação é auto-informativo. Verifique se seu computador contempla os parâmetros de configuração mínima necessária para rodar estes programas.

No caso do PPT GUI, é necessário mais atenção pois há uma sequência de arquivos para serem instalados. Devido a algumas instabilidades na versao 64 bits, recomendamos que para o PPT GUI seja instalada a versão 32 bits, mesmo em sistemas operacionais de 64 bits. Não se preocupe, não haverá problema e o software rodara normalmente.

Instruções resumidas sobre como instalar o PPT-GUI, traduzidas do site de origem:

1)Instale Python 2.6

2) Instale PIL 1.1.7

3) Instale PyQt-Py2.6-x86-gpl-xxx

4) Extraia o arquivo osm-bundler-pmvs2-cmvs-full-32-64.zip

5) Extraia o arquivo ppt-gui_windows.zip e copie os arquivos para dentro da pasta: osm-bundler/osm-bundlerWin32/ . Esta pasta foi criada no passo anterior, ao você extrair o arquivo osm-bundler-pmvs2-cmvs-full-32-64.zip.

6) Clique na op‹ção de substituir os arquivos previamente existentes

7) Execute o arquivo ppt_gui_start.bat

Com isto, o pacote básico de programas que utilizamos para fazer nossas RFFs estará instalado no seu computador! Agora, rumo aos estudos! Navegue pelo meu site, ou pelo do Cícero Moraes, para saber como aplicar estas ferramentas ao seu dia a dia!

Gostaríamos de convida-lo a aprimorar seus conhecimentos se inscrevendo em nosso curso de Introdução à RFF com Software Livre, a ser oferecido na Fundecto-FOUSP a partir desta sexta-feira. O curso tem dois módulos de duração, cada módulo com 16 horas, sempre às sextas-feiras e sábados. As datas são 11-12 de outubro, e 22-23 de novembro! Mais informações aqui. Teremos o maior prazer em ensiná-lo(a)! Espero que apesar do post longo, tenha gostado! Que o software livre possa melhorar seu trabalho! Um forte abraço!! Miamoto

Comments


Post em destaque
Posts recentes
busca por Tags
Siga-me
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic

© 2

bottom of page