top of page

RFF com software aberto

A pesquisa sobre softwares abertos aplicados à Reconstrução Facial Forense é um projeto que desenvolvo com Cícero Moraes, em diversas instituições parceiras.  Pesquisamos e desenvolvemos uma metodologia que tem aplicabilidade em casos arqueológicos, forenses e museológicos. Com baixo custo e  uso exclusivo de softwares abertos, a RFF digital com softwares abertos e tecnologias 3D aplicadas à ciência forense se apresentam como novos recursos ao alcance do especialista em Odontologia Legal.

Entrevista concedida à TV Santa Cecília, de Santos, sobre a doação do busto de Santo Antônio à cidade de Santos. Todo o processo foi feito com software aberto. 

Sobre o curso de Reconstrução Facial Forense com software livre, também em inglês e espanhol. Mais informações sobre datas e inscrição aqui.

A aplicação e adaptação da superfície da pele é auxiliada por modificadores 3D que respeitam a morfologia dos músculos subjacentes.

Entrevista concedida à TV Tribuna, filiada da Rede Globo em Santos, sobre a reconstrução facial de Maria Madalena, a ser divulgada em julho de 2015, na França.

Usando o Blender, músculos, olhos e pele são reconstruídos através de metodologias forenses, numa aplicação da técnica manual em ambiente virtual.

Entrevista concedida à TV Aparecida, filiada da Rede Globo em Santos, sobre a reconstrução facial de Maria Madalena, em parceria com o grande Cícero Moraes.

Escaneamento 3D em fotogrametria.

Sem tomógrafos ou scanners, transformamos fotografias digitais em modelos 3D.

Com o uso de softwares abertos aplicados à Reconstrução Facial Forense, estamos experimentando com novas ferramentas para digitalização 3D, como smartphones.

bottom of page